1-3 O diâmetro normal da aorta ascendente é definido como < 2,1 cm/m², da aorta descendente como < 1.6 cm/m² e da artéria aorta abdominal como sendo inferior a 3,0 cm.
A etiologia aterosclerótica, ainda que discutível, está relacionada com o facto dos aneurismas e a aterosclerose partilharem fatores de risco, como o tabagismo, a idade e a hipertensão. A aterosclerose enfraquece a parede da aorta, facilitando a sua dilatação.
A ectasia da aorta caracteriza-se por uma dilatação da artéria aorta, que é a artéria através da qual o coração bombeia o sangue por todo o corpo. Esta condição é geralmente assintomática, sendo diagnosticada, na maior parte dos casos, por acidente.
Existem também alguns fatores de risco que podem acelerar a ruptura do Aneurisma da Aorta Abdominal, como o tabagismo, a Hipertensão Arterial, Colesterol alto, Aterosclerose, além de fatores genéticos que podem ser considerados.
Os aneurismas da aorta descendente e da aorta abdominal recebem outra abordagem. São tratados por cirurgia endovascular, um procedimento minimamente invasivo. Neste procedimento, é realizado o implante de uma endoprótese no local do aneurisma, através de um cateter inserido na artéria da região inguinal.
O diâmetro normal depende do tamanho do paciente (sexo, massa corpórea,...) e do segmento da aorta torácica: raiz da aorta, aorta ascendente, arco aórtico e aorta descendente. Porém, de forma geral, diâmetros entre 28-34mm (da raiz, ascendente e arco) são considerados normais pra um adulto geral.
De modo geral, a aorta abdominal normal de um indivíduo tem cerca de 2,0 cm de diâmetro. As mulheres têm, em média, 0,2 cm a menos. Para ser considerado um aneurisma, o segmento suspeito deve ter 50% a mais de calibre do que sua porção mais próxima não dilatada.
Definição. Um aneurisma da aorta torácica é uma saliência ou protuberância cheia de sangue em uma parte da aorta que passa pelo peito. A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo. Sai do coração, passa pelo peito (denominado área torácica) e vai até o abdômen, onde se divide para levar sangue às pernas.
Um aneurisma de aorta abdominal (AAA) consiste de uma protuberância cheia de sangue em uma parte da aorta que passa pelo abdômen. Com o tempo, esta protuberância na sua aorta pode tornar-se fraca e a força normal da pressão arterial pode causar a ruptura.