adjetivo masculino e feminino [Anatomia] Relativo ao ânus e ao reto. Etimologia (origem da palavra anorretal). ânus + reto + al.
A manometria anorretal é realizada com uma sonda introduzida pelo ânus por poucos centímetros, sendo esta conectada a um computador, onde os registros de pressão são convertidos em traçados e imagens topográficas, colorimétricas (na manometria de alta resolução).
O exame começa colocando-se uma sonda plástica flexível de fino calibre através de uma das narinas, que são lubrificadas e anestesiadas com geléia de xylocaina. A partir de então, a sonda é empurrada delicadamente até passar pela garganta atingindo o esôfago, sendo empurrada através do mesmo até atingir o estômago.
Como é realizado o exame? Será aplicado gel anestésico local, e será introduzido um fio fininho através de uma das narinas; o objetivo deste gel é também lubrificar a narina para ajudar na introdução do fio. O paciente poderá sentir um leve desconforto, em geral o exame é bem tolerado.
A drenagem de abscesso perianal pode demorar de 30 a 90 dias para cicatrização por se tratar de uma cirurgia contaminada. Em alguns casos, o paciente pode apresentar uma fistula anorretal após a drenagem de abscesso. Retorne com o Coloproctologista que fez sua cirurgia para melhor avaliação.