A assimetria focal é a presença de uma assimetria fibroglandular em uma mama e inexistente na outra mama, acometendo um quadrante mamário, em uma incidência da mamografia. Possivelmente o seu exame é inconclusivo ou Birads 0. A complementação com compressão localizada e/ou ultrassom de mamas pode ser necessário.
BI-RADS categoria 0 – Exame inconclusivo As causas para uma categoria 0 incluem fatores técnicos, tais como imagens de baixa qualidade, que podem ser devidos ao posicionamento inadequado da mama ou à movimentação da paciente durante o exame.
O exame de compressão focal quer dizer que utilizarão um dispositivo a mais durante o exame de mamografia para comprimir uma parte específica da mama. Não quer dizer que será uma mamografia que irá apertar mais as mamas.
QAP significa "estou na escuta", QSL é o mesmo que "entendido" e TKS é uma maneira de dizer "obrigado". Essas e mais de 30 outras siglas compõem o chamado código Q, criado em 1912 em uma convenção internacional para facilitar a comunicação entre operadores de rádio que falam idiomas diferentes.
O que causa a Assimetria Mamária? A simetria perfeita das mamas onde volume, forma e posicionamento das aréolas são completamente idênticos entre os dois lados, é raro de se encontrar.
A mulher é posicionada em pé, de forma que o seio fique entre as duas placas do mamógrafo, que é onde as imagens serão capturadas. Durante o exame a mulher deverá ficar imóvel e segurando a respiração durante alguns segundos. Algumas mulheres podem sentir desconforto por conta da compressão durante o procedimento.