Aptidão cardiovascular como um sinal vital Essa aptidão, também chamada de aptidão cardiorrespiratória (ACR), diz muito sobre sua saúde e como outras condições podem afetá-la. Basicamente, a ACR mede quão bem seu corpo absorve oxigênio e o distribui aos músculos e órgãos durante períodos prolongados de exercício.
A resistência cardiovascular, conhecida também como resistência aeróbia, é a capacidade que os sistemas circulatórios e respiratórios têm de continuar ou persistir em tarefas prolongadas, que envolvem grandes grupos musculares e que possuem como ponto comum o consumo de oxigênio.
A importância da avaliação cardiorrespiratória A avaliação cardiorrespiratória é um teste no qual se avalia a capacidade do paciente em se manter estável em atividades físicas de intensidade moderada a pesada por longos períodos.
Pessoas com a menor aptidão aeróbica e muscular combinada tiveram 98% mais chances de depressão, 60% mais chances de ansiedade e 81% mais chances de ter um dos transtornos mentais comuns, em comparação com aqueles com altos níveis de aptidão geral.
A resistência cardiorrespiratória é o desempenho do coração pulmões e sistema circulatório para um eficiente suprimento de oxigênio e nutrientes para os músculos trabalharem. Uma das mais válidas medidas da capacidade funcional do sistema cardiorrespiratório é o máximo oxigênio consumido (V02Max).
A realização de exercícios aeróbios com caráter lúdico, como dança , caminhadas , trotes em ritmo lento , de forma planejada e sempre sob o acompanhamento de um profissional capacitado e preparado para melhorar os níveis cardiorrespiratórios sem por em risco a saúde do idoso , tende a aumentar a aptidão ...
Ao praticar o exercício cardiovascular, seu corpo receberá inúmeros benefícios. O músculo cardíaco será fortalecido, fazendo com que seu coração bombeie mais sangue a cada batimento.