Festas que se celebravam em Atenas em honra de Atena, padroeira da cidade.
Pissistrato, durante o seu governo, deu à festa de Atenésia caráter pan-helênico. Juntou o prefixo panthos (tudo por Atenas), passando, desde então, a chamar-se "panateneias". Em 566 a. C., criou os jogos panatenaicos, cuja história acha-se gravada nos frisos do Parténon.
Conhecida como a deusa da sabedoria, da guerra e da justiça, Palas Atena era a protetora da cidade grega de Atenas, onde até hoje é possível visitar as ruínas do seu templo, chamado de Partenon.
Embora não haja referência à organização, administração ou esportes praticados, desenhos da época levam os historiadores a crer que nestes jogos eram disputadas provas hípicas, atléticas, musicais, literárias e náuticas. ...
Quando Palas estava a ponto de dar um golpe em Atena, Zeus caprichosamente pôs a égide em sua frente, de forma que ela olhou para cima se proteger, foi ferida por Atena e morreu.
Pallas: Virgem, pura.
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus.
Os eventos principais de cada um dos festivais eram as corridas de quadriga, lutas, boxe, pancrácio, estádio e outras corridas a pé, salto em comprimento, lançamento do dardo, e lançamento do disco. Excepto nas corridas de quadriga, os participantes disputavam todas as modalidades nus.
Segundo o pseudo-Apolodoro, Atena foi criada por Tritão, que tinha uma filha chamada Palas. ... Quando Palas estava a ponto de dar um golpe em Atena, Zeus caprichosamente pôs a égide em sua frente, de forma que ela olhou para cima se proteger, foi ferida por Atena e morreu.
Atena chegou até proteger Zeus de ser morto por Kratos, mas não se sabe se ela fez isso para proteger o mundo ou por amor genuíno por seu pai. Atena morreu ao levar o golpe direcionado a Zeus e o Rei dos Deuses aproveitou a oportunidade para fugir.