[ Geologia ] Grande supercontinente primitivo hipotético que teria originado os continentes actuais . Grafia no Brasil: pangéia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: pangeia.
Pangea, Pangeia e Pangéia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Desde pequeno que me ensinaram que o nome do continente único que precedeu os cinco continentes de hoje era "Pangea" (Pan — «toda» + Gea — «Terra»). Aparece, agora, em diversos meios de comunicação social, "Pangeia" com um "i".
Um supercontinente é um continente único que reúne todas ou muitas das massas continentais terrestres em um só território, durante um ciclo de concentração cratônica em decorrência da deriva continental.
Pangeia foi uma colossal massa terrestre, sólida, que formou um único continente, quando todos os continentes estavam unificados devido à movimentação das placas tectónicas. ... Configuração "Wegeneriana" (Pangeia-A) baseada na conexão continental entre Laurentia e Ibéria no final do Paleozóico.
O último supercontinente, a Pangeia, se formou há cerca de 310 milhões de anos e começou a se desintegrar há cerca de 180 milhões de anos. Foi sugerido que o próximo supercontinente se formará em 200-250 milhões de anos, então estamos atualmente na metade da fase dispersa do atual ciclo do supercontinente.
A este supercontinente, foi proposto o nome de Pangeia, e sua fragmentação teria iniciado dividindo-se em dois continentes, a Laurásia a norte (atuais América do Norte, Europa, Ásia e Ártico), e Gondwana a sul (atuais América do Sul, África, Índia, Austrália e Índia), com a criação de um novo oceano entre eles, o ...
Laurásia e Gondwana Há 200 milhões de anos existia um único supercontinente: o Pangeia. ... Segundo a teoria da deriva continental, o supercontinente Pangeia dividiu-se há cerca de 2 milhões de anos, tendo-se posteriormente fragmentado até produzir os continentes atualmente existentes.