O patriarcado é um sistema social baseado em uma cultura, estruturas e relações que favorecem os homens, em especial o homem branco, cisgênero e heteressexual.
Alguns exemplos que caracterizam o patriarcado na sociedade são: os salários das mulheres são inferiores aos dos homens até hoje; os maiores cargos das empresas ainda são assumidos por homens; o homem é considerado a autoridade suprema dentro de casa, nas igrejas e em muitas outras situações.
O conceito de patriarcado tem sido usado na literatura feminista internacional para significar as relações de poder entre homens e mulheres. As mulheres são subordinadas aos homens no sistema patriarcal. A combinação com a teoria marxista ocorre para construir uma base material para essas relações de poder.
Pateman explica que o patriarcado moderno surgiu com o advento da sociedade civil contratual, ou seja, com o estabelecimento do contrato original. A autora evidencia como os teóricos do contrato social negligenciaram o contrato sexual e implementaram o patriarcado moderno.
Características de uma sociedade patriarcal Acredita-se que apenas os homens são capazes de conduzir a vida social, moral, política e econômica; ... Em uma família patriarcal, é o pai quem controla todas as decisões econômicas, sociais e morais relativas a todos os demais membros da família.
No Brasil, esse modelo de família começou a formar-se logo no primeiro século da colonização, século XVI, a partir da herança cultural portuguesa, cujas raízes ibéricas estavam, nessa época, fortemente vinculadas com o passado medieval europeu – sem contar a forte influência do modelo de patriarcado muçulmano, de quem ...
O patriarcado é muito antigo. A fase do aumento de tensão implica violência psicológica. ... Consiste numa rotina carregada de insultos e humilhações que proporcionam um sentimento de inferioridade e uma perda da autoestima da mulher.