O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor.
O que significa ser um "defunto autor"? Machado de Assis exige perspicácia de seu leitor e brinca com a língua portuguesa ao apresentar este insólito personagem. O autor defunto é aquele que faleceu deixando como legado toda a sua obra; o defunto autor torna-se, na brincadeira machadiana, escritor depois de morto.
A narração é feita em primeira pessoa e postumamente, ou seja, o narrador se autointitula um defunto-autor – um morto que resolveu escrever suas memórias. Assim, temos toda uma vida contada por alguém que não pertence mais ao mundo terrestre.
Sou um defunto (substantivo) autor (adjetivo) = sou um escritor que escreveu a obra na outra vida, depois de morto.
Ambas as expressões transmitem a mesma ideia, com iguais valores semânticos. A expressão defunto autor aparece de forma metaforizada, original, privilegiando uma nova forma de narração autobiográfica.
QUESTÃO 3 a diferença capital entre o autor e Moisés é que. a-o autor fala da morte; Moisés, da vida. b-o livro do autor é de memórias; o de Moisés, religioso. c-o autor começa pelo nascimento;Moisés, pela morte.
O autor-defunto é aquele que já está morto quando a obra foi publicada e defunto autor escreve a obra já morto.
Autor defunto seria aquele que teve sua carreira interrompida pela morte. Ja um defunto autor é aquele que começou a escrever depois de morto.
Eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor. Machado de Assis ASSIS, M., Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Autor defunto seria aquele que teve sua carreira interrompida pela morte. Ja um defunto autor é aquele que começou a escrever depois de morto.