A Patena é uma espécie de prato utilizado pelos católicos nas Missas onde se consagra o pão e o vinho, transubstanciando-os em Corpo e Sangue de Cristo. A patena é o recipiente sagrado onde o sacerdote coloca o pão (hóstia) que ele, durante estas celebrações, toma e parte.
Significado de Pátena substantivo feminino Liturgia Prato sagrado, de forma redonda, que serve para cobrir o cálice e receber a hóstia.
O Corporal é utilizado junto do cálice, da patena e dos cibórios. Está entre as alfaias do cálice, junto com a Pala e o Sanguíneo. No ofertório, o Corporal é aberto sobre o Altar e, sobre ele, colocados o cálice, a patena e os cibórios. É de formato quadrado, dobrado em nove partes iguais.
Na etimologia significa hostiam, que significa vítima. Quando o pão está na condição de não-consagrado, é denominado de partícula.
Sacristia é um espaço arquitectónico normalmente anexo a uma igreja onde são guardados os paramentos sacerdotais e as alfaias litúrgicas. É na sacristia que os sacerdotes se paramentam para realizarem as missas. A pessoa encarregada da sacristia e seu conteúdo é chamado de sacristão.
Geralmente o ambão é situado no lado direito do altar (para o lado esquerdo de quem olha da assembléia para o presbitério), mas isto é costume, não há norma escrita que indique isto.
Significado de Âmbula substantivo feminino Pequeno vaso de gargalo fino, bojo largo e redondo. [Religião] Frasco em que se guardam os santos óleos.
Coloque o corporal virado para cima. A cruz deve ficar virada para cima. Diferentemente da maioria das outras toalhas pequenas do altar, o corporal é dobrado de dentro para fora. Isso é feito para que todas as migalhas da Eucaristia fiquem presas no interior do material em vez de caírem no chão.