Esta frase se encontra-se de forma notável na encíclica Christianae Republicae Salus (Saúde da Res publica Christiana), um documento da Igreja que condena o voltarismo e as ideias maçónicas pela sua indiferença em matéria religiosa. ... Também é muito utilizada, igualmente, em textos medievais.
O que é República: Esta palavra deriva do latim res publica, expressão que pode ser traduzida como "assunto público". ... Assim como um monarquia pode ser uma democracia, uma república também pode ser uma ditadura.
A palavra políticaé grega: ta politika, vinda de pólis. ... Civis é o correspondente a politikós, isto é, cidadão. Res publica é o correspondente latino de ta politika, e significa, portanto, os negócios públicos dirigidos pelo populus romanus, isto é, os patrícios ou cidadãos livres e iguais, nascidos no solo de Roma.
15 De seguida, define res publica como a res populi: «Portanto, res publica 'Coisa Pública' é a res populi 'Coisa do Povo'. E o povo não é qualquer ajuntamento de homens congregado de qualquer maneira, mas o ajuntamento de uma multidão associada por um consenso jurídico e por uma comunidade de interesses.
a Proclamação da República, que, como se sabe, ocorreu em 15 de novembro de 1889. ... Ela nos ensina, por exemplo, que "república" vem da expressão latina "res publica", cujo significado é "coisa pública".
Res publica é uma expressão latina que significa literalmente "coisa do povo", "coisa pública".
Res publica é uma expressão latina que significa literalmente "coisa do povo", "coisa pública". É a origem da palavra república. O termo normalmente se refere a uma coisa que não é considerada propriedade privada, mas a qual é, em vez disso, mantida em conjunto por muitas pessoas.
Para descrever os Estados não-monárquicos, os escritores quatrocentistas, principalmente Leonardo Bruni, passaram a adotar a expressão latina res publica. Na primeira das suas obras, Nicolau Maquiavel dividia os governos em três tipos: monarquia, aristocracia e democracia.
Segundo Chauí (1994), tá polítika são os negócios públicos di- rigidos pelos cidadãos: costumes, leis, erário público, organização da defesa e da guerra, administração dos serviços públicos (abertura de ruas, estradas, e portos, construção de templos e fortificações, obras de irrigação, etc.)
a Proclamação da República, que, como se sabe, ocorreu em 15 de novembro de 1889. ... Ela nos ensina, por exemplo, que "república" vem da expressão latina "res publica", cujo significado é "coisa pública".