Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) = aeronave não tripulada cuja finalidade não seja recreativa. Aeromodelo = aeronave não tripulada com finalidade de recreação. Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) = VANT destinado à operação remotamente pilotada.
A principal diferença entre os drones e os VANTs, sigla para veículo aéreo não tripulado, é que existem modelos de drones que podem ser utilizados junto com outros tipos de ferramentas capazes de realizar operações remotamente, sem tripulação, como os submarinos.
Os voos BVLOS (Beyond Visual Line of Sight, em inglês) são imprescindíveis para que os drones atinjam sua máxima eficiência em missões estratégicas em vários segmentos da sociedade. ... Há diversas vantagens nesse tipo de operação quando comparada ao voo VLOS (Visual Line of Sight).
O cadastro no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT) é obrigatório para aero- naves não tripuladas, de uso recreativo (aeromodelo) ou não recreativo (RPA), com peso máximo de decolagem superior a 250g e limitado a 25kg e que não voará além da linha de visada visual (BVLOS) ou acima de 400 pés (120 metros) acima ...
Recibo de Pagamento Autônomo (RPA): Saiba como emitir e quando usar. ... O RPA é um documento que deve ser emitido por quem contratou o serviço e permite comprovar o pagamento a pessoas físicas sem caracterizar o vínculo CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas).
Por suas características, o RPA é utilizado para o recolhimento de impostos devidos na prestação do serviço. O recibo é necessário para a contratação formal do autônomo por uma pessoa jurídica, sem que o ato gere vínculo empregatício.
No Brasil, o VANT é muito utilizado para vigilância, como, por exemplo, para a proteção de fronteiras ou para o mapeamento do desmatamento da Floresta Amazônica. Outra aplicação comum no uso do VANT é para as atividades agrícolas, fazendo o acompanhamento de safra e até mesmo o controle de pragas.
O Sistema VANT trata-se de uma aeronave não tripulada capaz de realizar levantamentos aéreos a partir da captura de imagens e vídeos de alta resolução, com registro das coordenadas geográficas individuais. Com esta tecnologia é possível obter um nível de detalhamento próximo ao aéreo, mas com custos muito inferiores.
SARPAS é um sistema desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com o objetivo de viabilizar a solicitação de acesso ao espaço aéreo brasileiro para o uso de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), isto é, drones, contribuindo para voos seguros e dentro das normas.
Voo VFR significa a operação de uma aeronave segundo as regras do voo visual. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL.