O Livro de Amós é o terceiro dos Doze Profetas Menores no Tanakh (chamado pelos cristãos de Antigo Testamento) e o segundo na tradição grega da Septuaginta. ... Amós viveu no reino de Judá, mas pregou no reino do norte de Israel. Seus principais temas são a justiça social, a onipotência de Deus e o julgamento divino.
Vida. Amós era nativo de Tecoa, uma cidade a cerca de 20 km, nos limites do deserto de Judá (1:1), a sudeste de Belém. Também era um homem de família humilde. Era um pastor de ovelhas e cultivador de sicómoros (7:14).
Primeiro dos profetas do Antigo Testamento, Amós foi um pastor do sul de Belém. Seu nome significa "portador". Ele aparece em 750 a.C. durante o reinado de Jeroboão II em Israel. ... O profeta adverte Israel do perigo que a ameaça (a ruína do Reino de Israel).
O ministério profético de Amós aconteceu entre os anos de 7 a.C. durante o reinado de Jeroboão II no Reino do Norte (Israel) e de Uzias no Reino do Sul (Judá). Um período de muita prosperidade para Israel e Judá, pois, não havia mais a ameaça da Síria, que havia sido vencida pela Assíria, décadas antes.
De acordo com o Livro dos Reis, Elias defendeu o culto de Javé contra a veneração do deus canaanita Baal (que era considerado um culto idólatra); Deus através dele ressuscitou os mortos, fez chover fogo dos céus, e foi levado por um redemoinho,acompanhado por uma carruagem e cavalos em chamas, ou cavalgando-os.
Obadias previu a ruína que aguardava o povo de Edom devido à sua crueldade com Judá. Ele também profetizou a futura restauração de Sião e a importância do trabalho no templo nos últimos dias, descrevendo aqueles que participassem dele como "salvadores" (ver Obadias 1:17–21).
Amazias, um rei de Judá Um Levita, filho de Hilquias, dos descendentes de Etã de Merari (1 Crônicas 6:45) Um sacerdote dos bezerros de ouro de Betel (Amós 7:10-17) O pai de Josa, um dos líderes da tribo de Simeão no tempo de Ezequias (1 Crônicas 4:34)