As palavras "linkadas" devem servir como palavras-chave porque remetem ao tema central abordado no texto e que possa ser de interesse do leitor.
Um forte exemplo de hipertexto são os artigos na internet. No corpo do texto eles apresentam diversos links ("ligação" em inglês) ou hiperlinks nas palavras ou nos assuntos que estejam relacionados. ... Além dos artigos da internet, um livro de contos, dicionários e enciclopédias são considerados exemplos de hipertextos.
Em termos mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
A multiplicidade diz respeito à estrutura do hipertexto, cujos nós de informação podem ramificar-se indefinidamente em outros nós de informação. ... O hipertexto será capaz de, num futuro não muito distante, sedimentar uma nova forma de literatura (Landow, 1997; Murray, 1997; Bolter, 1991).
O trabalho com hipertextos na sala de aula requer do aluno, como também do professor, habilidades de manuseio com o computador. Além da parte técnica, os envolvidos neste tipo de trabalho devem estar preparados e capacitados para enfrentar o mundo de informações que o hipertexto traz.
No hipertexto, os hiperlinks desempenham a função de apontar para algum lugar, fazer referência a outros textos que estejam interligados pelos links. Dessa maneira, seu desempenho pode ser considerado como dêitico, segundo alguns teóricos.
As principais características do hipertexto são as seguintes: intertextualidade, interatividade, velocidade, precisão, organização multilinear, transitoriedade, estrutura em rede, acessibilidade e dinamismo.
O hipertexto permite leituras plurais das mensagens divulgadas, sobretudo quando, através dos seus links, permite ao leitor procurar novos textos para complementar a sua compreensão de um fenómeno. ...
Um hiperlink é um link para uma publicação. ... Hiperlink ou hiperligação é qualquer elemento de um hiper texto (páginas web) que façam referência a outro texto ou a outra parte deste texto. Ou seja, qualquer área clicável de uma página web é um hiperlink. Um hiperlink pode também ser referido como um link ou hipertexto.
Na cultura midiática a disposição funcional das partes do hipertexto facilita a mediação para que ocorra o aprendizado e implica em novas formas de ler, escrever pensar e organizar o conhecimento. A hipertextualidade permite ao aluno determinar a direção da leitura de acordo com a sua necessidade e interesse.