Considerado um livro "menor", descartável e efêmero no contexto do mercado editorial, hoje, o objeto "livro didático" constitui elemento essencial para a investigação científica sobre a cultura material escolar no âmbito tanto da História da Educação (história das disciplinas escolares, história dos currículos e ...
O livro didático é um ponto de apoio para auxiliar o educador, na medida em que ele traça um caminho e uma sequência para a aprendizagem, evitando que ocorram lacunas que prejudiquem o entendimento dos conteúdos.
A importância do livro didático para o aluno O livro didático permite uma ampliação dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Assim, o material é utilizado como uma forma de aprofundamento e complemento de ensinamentos transmitidos pelo professor.
O livro didático é criado por um ou mais autores, o que difere dos demais livros é que estes autores contam com a ajuda de uma equipe de pesquisadores, consultores e colaboradores.
"O livro didático, seja ele em formato impresso ou digital, deve ser entendido como um instrumento pedagógico. Ele se difere da lousa, do caderno, do lápis ou de outros materiais, porque carrega em si um conhecimento em potencial", diz o professor Joamir Souza, autor de Matemática também da FTD Educação.
O livro didático escolhido deve ser estimulante para o aluno e oferecer suporte ao professor, despertando em ambos o interesse pelo material e contribuindo diretamente com a relação de ensino-aprendizagem em ambiente escolar.
A tarefa de avaliar o conteúdo do livro e sua adequação ao trabalho pedagógico, leva o professor a refletir sobre sua prática, a ampliar os seus questionamentos e inquietações e, consequentemente, a desenvolver uma maior autonomia pedagógica em relação ao que editoras e PNLD apresentam como caminho a seguir.
O livro didático direciona a abordagem de conteúdos, dá ideias de como tratar de diversos assuntos em sala de aula e serve de base para o planejamento do professor. Serve, ainda, como apoio em sala de aula, já que é fonte confiável de pesquisa, tanto para os alunos quanto para os educadores.
Como utilizar o livro didático em sala de aula A utilização do livro didático em sala de aula deve ser sempre baseada na relação do professor com a aprendizagem de seus alunos. Ou seja, o educador é quem deve decidir o peso do livro didático em sua prática, adaptando-a às necessidades dos estudantes.
Guiando o processo de escolha, reunindo os professores e propondo reflexões sobre a adequação do material à escola. No uso, ele deve auxiliar na relação entre o currículo e o livro e no planejamento de atividades que não utilizem o recurso.