O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. ... Racionalista, realista, dualista e idealista, Platão é o pai das formas dialéticas da filosofia, ou seja, seus escritos foram fundamentais na história da humanidade.
A arte para Platão seria, portanto, uma imitação capaz de enganar quem a vê. A arte por ser uma imitação de uma imitação contida no mundo sensível se afasta cada vez mais do real, daquilo que é, efetivamente, o original. Na visão platônica, a arte imita a cópia, o que Platão chama de simulacro.
Qual das considerações abaixo representa o que seria "ideal" para Platão? ... A perfeição ideal residiria, portanto, noutra realidade, sendo impossível, encontrarmos algo perfeito neste mundo. O Ideal era próprio da Metafísica.
A Platão frequentemente se atribui uma posição filosófica que atualmente seria descrita como racionalista, parte de uma definição de raciocínio como uma operação mental discursiva, pautada pela lógica, e utilizando proposições para extrair conclusões; realista, em relação à existência de universais, as formas ideais; ...
Dentre as muitas contribuições de Sócrates para a filosofia uma se destacaria pelo seu conteúdo altamente reformador, a democracia, que o filósofo se esforça para pôr em prática numa Atenas que vive o seu apogeu, com intensa atividade em vários campos, como o comércio, as artes e as práticas militares.
Ou seja, a Ciência é essencialmente lógica. Bem, Aristóteles foi o inventor da lógica. ... Outro ponto importante é que Aristóteles dedicou muito de sua filosofia a entender as causas de tudo que observava. Entender as causas dos diversos fenômenos é a razão de ser da maioria dos experimentos da ciência moderna.
A ARTE SEGUNDO PLATÃO conceituou a arte como obra feita segundo modelo que o artista tem na mente. Este caráter que aprecia a arte como simples entidade, sem incluir necessariamente a expressão temática, - Platão o tem claramente na sua doutrina da idéias arquétipas.