Existe uma fórmula específica e muito simples, utilizada para o cálculo do capital circulante líquido. Veja: CCL = AC (ativo circulante) – PC (passivo circulante).
Capital circulante líquido é a diferença entre o Ativo e o Passivo Circulante de uma empresa, ou seja, o capital da empresa que tem liquidez e pode ser usado com facilidade para fins de giro de estoque e pagamento de dívidas de curtíssimo prazo.
O CCL positivo mostra, geralmente, que a empresa tem capacidade de honrar seus compromissos no curto prazo. Então, em tese, quanto maior o CCL, maior a liquidez (capacidade de pagamento) da empresa. ... Ainda, em alguns negócios é comum o CCL ser negativo.
Capital circulante líquido corresponde a diferença entre o Ativo e o Passivo Circulante de uma companhia. Em outras palavras, é o capital da empresa que possui liquidez e pode ser utilizado facilmente para fins de giro de estoque e pagamentos de dívidas com vencimento no curto prazo.
Para calcular o Capital de Giro líquido (CGL), basta somar os Ativos Circulantes (Investimentos) e reduzir os Passivos Circulantes (Fonte de Recursos). "AC " é o ativo circulante e "PC" corresponde ao passivo circulante.
O Capital Circulante Líquido no Mercado Financeiro O CCL é um indicador de liquidez, que mede a capacidade da empresa de cumprir com seus compromissos de pagamento e manter suas operações funcionando.
Para chegar ao valor do capital de giro líquido (CGL), é necessário subtrair o passivo circulante (PC) do ativo circulante (AC). Temos, então, a fórmula: CGL = AC – PC.
b) Quando o CCL é negativo isto significa que a liquidez corrente é menor de a unidade. No caso da empresa CCR a liquidez para o final de 2011 foi de 0,47. c) Um CCL negativo pode indicar um maior nível de risco. Neste caso, as dívidas de curto prazo da empresa são superiores aos ativos de curto prazo.
Sabendo disso, vale dizer que se o capital circulante líquido apresentar resultados positivos, significa que a saúde financeira do empreendimento está indo muito bem. Então, adotar essa métrica é fundamental para que o funcionamento operacional da indústria continue a todo vapor.