Leucipo foi um filósofo grego, pré-socrático, o primeiro a afirmar que todo o universo era feito de átomos, abandonando a interferência divina na explicação do princípio de todas as coisas. ... Porém, Aristóteles e Teofrasto afirmam que Leucipo foi o verdadeiro criador da teoria atomista.
Tinha uma visão extremamente materialista e, juntamente com Leucipo e Epicuro (criador do epicurismo), defendia o atomismo geométrico, doutrina que sustentava ser a matéria formada de átomos rígidos infinitamente pequenos e variados de tamanho e forma, que se agrupam em combinações casuais e por processos mecânicos.
Demócrito e Leucipo foram dois filósofos pré-socráticos pluralistas da Escola de Abdera. Ambos são conhecidos por terem formulado a primeira teoria atomista. ... Os filósofos pré-socráticos ficaram conhecidos por procurarem a possível origem racional de todo o Universo e da natureza.
Tradicionalmente, Leucipo é considerado o mestre de Demócrito de Abdera e, talvez, o verdadeiro criador do atomismo (segundo a tese de Aristóteles), que relatava que uma matéria pode ser dividida até chegar em uma pequena partícula indivisível chamada átomo. ...
Leucipo e Demócrito para Química Por terem formulado a primeira teoria atomística, que traria a noção de uma composição química das partes do Universo por meio de elementos, Leucipo e Demócrito são considerados os primeiros expoentes da Química enquanto ciência natural que investiga a composição elementar das coisas.
The atomists, Leucippus and Democritus1999 I primi atomisti: raccolta di testi che riguardano Leucippo e Democrito Leucipo/Livros
A escola dos Atomistas foi iniciada por Leucipo (meados do século V a.C.), e supunha que a matéria seria constituída por átomos e vácuo. Tais átomos seriam indestrutíveis e imutáveis, enquanto as variações da matéria dependeriam de modos de agrupamento dos átomos (algo como nossas moléculas).
De acordo com sua definição linguística, o termo atomismo trata-se de uma "Doutrina filosófica que se desenvolveu na Grécia no séc. V a.C. Os atomistas acreditavam que os elementos básicos da realidade eram átomos, partículas de matéria indivisíveis, indestrutíveis, que se moviam no espaço."
Aristóteles acreditava que a matéria era una e formada por quatro elementos, terra, fogo, água e ar, atribuindo a eles quatro qualidades primárias: quente, frio, úmido e seco. Demócrito e Leucipo, por sua vez, desenvolveram a ideia de que o universo é composto por partículas indivisíveis – os átomos.