A Neblina – também chamada de Nevoeiro ou Bruma – é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. ... A neblina surge da seguinte forma: quando o solo está úmido – em razão principalmente das chuvas –, a umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água.
Ou seja, a neblina nada mais é do que uma nuvem em contato com o solo. Esse fenômeno, também conhecido como nevoeiro, é mais comum em lugares frios, úmidos e elevados e ocorre devido à queda da temperatura e à conseqüente condensação do vapor d'água junto ao solo.
Cerração ou neblina são termos populares. O nevoeiro é parecido com uma nuvem baixa do tipo "stratus" que se concentra próximo ao solo a partir da combinação da umidade elevada + queda na temperatura.
Tecnicamente o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície. A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro.
A névoa surge quase sempre no início da manhã e desaparece quando o sol aparece, aumentando a temperatura. ... A estação do ano em que a neblina mais aparece é o inverno devido ao menor índice pluviométrico. Nas estradas, a névoa diminui a visibilidade e pode causar acidentes.
O nevoeiro, também conhecido por cerração ou nevoaça, é uma nuvem que tem sua base muito próxima ao solo, afetando diretamente na redução da visibilidade, que fica menor do que 1 km. ... Já neblina, também conhecida por névoa ou bruma, é a mesma nuvem, se forma do mesmo modo, e também tem sua base próxima ao solo.
São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície. A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são outras condições importantes para a formação do fenômeno.
É uma forma de condensação da umidade do ar, como uma nuvem baixa, mas que não provoca chuva e em geral não causa redução significativa da visibilidade na superfície. Em geral, não prejudica a visibilidade em estradas pois se forma numa altitude mais elevada do que o nevoeiro.
O nevoeiro se forma sobre qualquer tipo de superfície, em lugares frios ou quentes, mas sempre onde o ar está muito úmido. As serras, vales e trechos de baixada das estradas são locais muito favoráveis para a formação do fenômeno porque são áreas que concentram o ar frio.
Sendo um fenômeno meteorológico comum durante o inverno, os nevoeiros se formam em condições atmosféricas específicas. Um nevoeiro é basicamente uma nuvem stratus no nível do solo, onde as gotas d'água em suspensão no ar reduzem fortemente a visibilidade horizontal. ...