Os que eram usados pelos sacerdotes eram brancos, torcidos de linho. O cinto não deve ser confundido com o cinto bordado do Éfode. Como a outras vestes sacerdotais, o propósito do cinto era "para glória e beleza" (Êxodo 28:41). ... Estas vestes de linho eram usados apenas uma vez, com novas feitas a cada ano.
O ou manto (me'il) do éfode é uma das vestes sagradas (bigdei kehunah) do Sumo Sacerdote de Israel. O manto é descrito em Êxodo 28:31-35. Era usado sob o éfode. ... Os sinos de ouro são uma necessidade, e eles devem tocar quando o Cohen Gadol entra no Santo dos Santos no Dia da Expiação, para que não morra (Êxodo 28:35).
Urim e Tumim é o nome dado a um processo de adivinhação utilizado pelos antigos israelitas para descobrir a vontade de Deus sobre determinado evento. É uma expressão proveniente do hebraico e significa "luzes" e "perfeições". De acordo com a visão judaica, Urim e Tumim remontam ao Sumo Sacerdote de Israel.
As calças de linho (mikhnesei bahd) eram roupas usadas pelos sacerdotes e pelo Sumo Sacerdote de Israel no antigo Israel. Elas alcançavam desde a cintura até os joelhos e, portanto, não eram visíveis, sendo totalmente escondidas pela túnica.
A batina ou sotaina é uma roupa eclesiástica, própria dos clérigos (diáconos, presbíteros - padre e bispos). ... Bispos usam batina preta, com filetes violáceos e faixa violácea. Já os cardeais usam batina preta, com filetes e faixa vermelhos. O Papa veste batina inteiramente branca.
O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.
A Bíblia diz que o homem foi feito "do pó da terra" e não do barro (Gênesis 2.7). Muito se ensina que o sumo-sacerdote quando entrava no Santo dos Santos, tinha uma corda amarrada em sua perna, ou na cintura, para que, se por acaso ele morresse, como ninguém podia entrar naquele lugar, seu corpo seria puxado para fora.
A ausência do soar dos sinos entre as romãs circundando a orla do manto - ou sobrepeliz – lhe custaria a vida. As romãs eram tecidas de fios azul, vermelho e roxo. ... As romãs simbolizam o ministério da reconciliação.