Significado de Segunda-feira substantivo feminino Segundo dia da semana, depois do domingo e antes de terça-feira. ... Segundo dia da Semana Santa; dia seguinte ao Domingo de Ramos. Etimologia (origem da palavra segunda-feira). Feminino de segundo + feira.
Busque esse significado! Todos os dias quando acordamos temos a oportunidade de fazer algo extraordinário em nossas vidas, nem que seja somente para celebrar o fato de estarmos vivos e abertos a mil possibilidades! A segunda-feira é o início da semana – não desperdice sua vida!
A terça-feira é um dia útil considerado o terceiro dia da semana, seguindo a segunda-feira e precedendo a quarta-feira. Por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO, a terça-feira é considerada o segundo dia da semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.
Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.
Era no dia da missa que havia maior aglomeração de pessoas e, por isso, os agricultores se reuniam em torno da igreja para vender seus produtos - o primeiro dia de feira. O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira.
As pessoas odeiam a segunda-feira porque ela é um choque de realidade. É a lembrança de que ir trabalhar é um martírio, de que ir para o colégio ou para a faculdade é um sacrifício. Mas quando não há essa diferenciação de dias em termos profissionais, não tem nada que torne a segunda-feira desagradável.
Ainda que os quatro primeiros dias úteis da semana sejam igualmente ruins, as pessoas tendem a eleger a segunda-feira como o pior dia da semana de qualquer forma. Isso tem a ver com a proximidade que ela está do domingo, que acabou, e com a distância que está da próxima sexta-feira.