A América do Sul é um continente que compreende a porção meridional da América. Também é considerada um subcontinente do continente americano. A sua extensão é de km², abrangendo 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial.
Os países que integram essa porção continental são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, além do território da Guiana Francesa. A América do Sul limita-se com a América Central, por meio da fronteira entre Colômbia e Panamá.
Limita-se ao norte com a América Central, à leste com o oceano atlântico e à oeste com o oceano pacífico. Atravessado pela Linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio, o continente possui a segunda maior cordilheira do mundo na Região Andina que se estende desde a Venezuela até o Chile e a Argentina.
A América do Sul tem doze países: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname. Além deles, há um território dependente da França, a Guiana Francesa.
Uma história antiga. Segundo Stiglitz, a exploração dos colonizadores semeou a desigualdade na América Latina, bem como a distribuição desigual de terras nas economias agrárias contribuiu para "a criação de algumas famílias muito ricas e muitas famílias muito pobres".
O Chile tem a economia mais rica da América do Sul em termos de PIB per capita.
Brasil A América do Sul é constituída por doze os países, sendo o Brasil o maior em território, mais populoso, industrializado e com a economia mais forte.
A América do Norte corresponde à parte norte do continente americano, é formada por três países, Estados Unidos, Canadá e México, que ocupam juntos uma área de 23,6 milhões de quilômetros quadrados.
Quase todas as terras da América Latina, estão localizadas na zona climática intertropical; uma porção menor está situada na zona temperada do norte e uma área muito grande localiza-se na zona temperada do sul.
Os limites de fronteira da América do Sul são: ao norte com Punta Gallinas na Colômbia, ao leste com Ponta do Seixas no Brasil e ao oeste com Punta Pariñas no Peru. Há ainda as divisas naturais, ao norte com o mar do Caribe; ao leste, ao nordeste e ao sudeste com o Oceano Atlântico; e ao oeste com o Oceano Pacífico.