O Estado da Bahia está localizado na região Nordeste do Brasil. A capital é Salvador e a sigla BA. Quem nasce na Bahia é denominado baiano. O território baiano é composto por 564.733.080 quilômetros quadrados, que são divididos em 417 municípios.
567.295 km² Bahia/Área
tropical O clima predominante no Estado da Bahia é o tropical, com médias de temperaturas anuais elevadas e máximas acima dos 30ºC. No sertão, o clima é semiárido, com pluviosidade anual acumulada abaixo dos 800 mm.
O relevo é caracterizado por planícies, planaltos e depressões em formas tabulares e planas. Cerca de 90% do território situa-se acima dos 200 m de altitude, com as maiores elevações na região central do Estado, ao longo da Serra do Espinhaço e da Chapada Diamantina.
Os municípios do Estado do Bahia
Os números mostram que a Bahia já tem uma população estimada de 14.930.634 pessoas. Em 2019 o número era de 14.873.064 habitantes. Conforme o IBGE, entre 20, 18 dos 30 municípios baianos com taxas de crescimento populacional igual ou maior que 1% eram cidades com mais 20 mil e menos de 150 mil habitantes.
O território baiano é o maior em área dentre os demais estados nordestinos e faz divisa com Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
floresta tropical Salvador possui um clima de floresta tropical, com temperatura média anual em torno dos 25 graus (°C) e precipitações abundantes durante o ano todo, sem estação seca discernível.
A formação de relevo mais conhecida do estado é a Chapada Diamantina. O ponto mais elevado da Bahia é o Pico do Barbado, que tem aproximadamente 2.000 metros de altitude. ... A Chapada Diamantina é a principal forma de relevo da Bahia. É um planalto de alta atitude, vegetação de Cerrado e clima tropical de altitude.
Clima: tropical (região litorânea) e semiárido (interior). Relevo: planície na região litorânea; depressão nas regiões norte e oeste; planície na região central. Ponto mais alto: Pico do Barbado (2.033 metros).