O tubo neural é a estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Durante a gestação humana, o tubo neural dá origem a três vesículas: o romboencéfalo, o mesencéfalo e o prosencéfalo. A formação do tubo neural é o resultado da invaginação da ectoderme que se segue à gastrulação.
A crista neural é formada a partir das células neuroectodérmicas e se divide em duas partes que originam os gânglios espinhais e cranianos. As células da crista neural originam os gânglios espinhais e os gânglios do sistema nervoso autônomo, além de formar a bainha de nervos e meninges do cérebro.
O tubo neural é uma estrutura do embrião que será responsável pela formação do sistema nervoso central.
Células da crista neural são de origem ectodérmica e se estendem por todo o comprimento do tubo neural. Migram lateralmente e dão origem as células dos gânglios sensitivos dos nervos espinhais e outros tipos de células.
O sistema nervoso central é formado por duas partes básicas: o encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo está contido no interior da caixa craniana, e a medula espinhal está contida no interior da coluna vertebral, no canal vertebral.
Embora seu decurso não seja regular, segue uma sequência bastante previsível. Formação do tubo neural: A neurulação é o evento-chave no desenvolvimento do sistema nervoso.
Em embriologia, a placa neural é uma porção dorsal da ectoderme, sendo uma estrutura base do sistema nervoso. É formada pela interação da mesoderme dorsal com a ectoderme. Na primeira etapa da neurulação ocorre o alongamento de células ectodérmicas da linha média, formando a placa neural.
As meninges são formadas pela dura-máter, pia-máter e aracnóide. A dura-máter (figura 9) é proveniente do mesênquima que circunda o tubo neural. E a Pia-máter e a aracnóide (figura 9) são derivadas das células da crista neural.
Os defeitos do tubo neural são um tipo específico de defeito congênito do cérebro, da coluna vertebral e/ou da medula espinhal. Os defeitos do tubo neural podem causar lesões nervosas, dificuldades de aprendizagem, paralisia e morte.
Defeitos do tubo neural são defeitos congênitos que constituem um grupo de distúrbios que começam no início da gravidez, afetam o desenvolvimento do bebê e provocam complicações de gravidade variável durante toda a vida.