O filme Tempos Modernos focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
O tema do filme é a vida numa sociedade capitalista moderna, industrial, e os males decorrentes da concentração da riqueza, por um lado, e das formas alienadas e alienantes do trabalho sob o fordismo, onde a máquina e os processos de produção dominam o operário e impõem-se a ele.
O filme tem um importante apelo social, enfatizando as linhas de produção e as conseqüências dessa forma de organização sobre o trabalho. ... O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.
'Tempos Modernos' é obra-prima do cinema. Seu enredo é denúncia contra a exploração capitalista, numa linha de montagem taylorista-fordista, que tem por objetivo racionalizar o tempo e aumentar a produção. ... Ele se rebela, conscientemente ou não, contra essa lógica da modernidade capitalista que se impôs.
Resposta:o. filme aborda os seguintes conceitos: Processo de automação,homem x máquina, relação patrão x operário,capitalismo x socialismo,opressor x oprimido,2 guerra mundial,desemprego,busca pela felicidade,greves, alienação e as relações entre capitalismo x comunismo.
Tempos Modernos foi o primeiro filme em que a voz de Chaplin é ouvida enquanto ele interpreta a música cômica de Léo Daniderff "Je cherche après Titine"; a versão de Chaplin também é conhecida como "The Nonsense Song", pois seu personagem a canta de maneira sem sentido.
O filme Tempos Modernos retrata, de forma bem humorada, os princípios administrativos introduzidos pela Teoria da Administração Científica. São eles: análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; estudo da fadiga humana; divisão do trabalho e especialização do operário; desenho de cargos e tarefas; …
Relação dos conceitos de Karl Marx com o filme "Tempos Modernos" "Tempos Modernos", foi feito em 1936 e faz uma analogia à época da Revolução Industrial. ... Segundo Marx, o operário recebia um salário tão baixo que nem ao menos dava para adquirir aquilo que passou dias produzindo na esteira fabril.