Computação quântica é uma tecnologia emergente, que tenta resolver problemas difíceis demais ou até impossíveis para os supercomputadores tradicionais, por meio de uma abordagem de computação baseada em uma unidade básica completamente diferente: os qubits – em vez dos bits.
A engenharia quântica é uma abordagem multidisciplinar da física quântica, dedicada à exploração da fenomenologia quântica e ao desenvolvimento de novas tecnologias, vulgarmente denominadas de tecnologias quânticas.
A "segunda revolução quântica", que é a ênfase que vem sendo dada, em nível mundial, ao desenvolvimento de novas tecnologias quânticas, com aplicações na ciência da computação, é o tema da coluna do físico Paulo Nussenzveig.
A internet quântica ou as redes quânticas formam um elemento importante da computação quântica e dos sistemas de comunicação quântica. As redes quânticas facilitam a transmissão de informações na forma de bits quânticos, também chamados de qubits, entre processadores quânticos separados fisicamente.
Pois desde a sua criação até os dias atuais, ela tem sido aplicada em diversos ramos, desde a física de partículas, atômica e molecular até a astrofísica e matéria condensada. Na computação quântica a unidade de informação básica é o Bit quântico ou q-bit.
Logo, 1 bit equivale a 1 qubit e armazena uma única informação. Mas enquanto 2 bits juntos armazenam apenas duas informações, 2 qubits armazenam 4 informações diferentes, do mesmo modo que 3 bits armazenam 3 informações contra 8 informações armazenadas por 3 qubits.
1. Engenharia quântica. A engenharia quântica é a área da engenharia responsável pela física quântica e tecnologia quântica.
Física quântica – USP – Universidade de São Paulo.
A criptografia quântica é um afluente em desenvolvimento da criptografia que utiliza os princípios da Mecânica Quântica para garantir uma comunicação segura. Com ela, emissor e receptor podem criar e partilhar uma chave secreta para criptografar e decifrar suas mensagens.
Como o bit, um qubit pode ter dois possíveis valores - normalmente um 0 ou um 1. A diferença é que enquanto um bit deve ser 0 ou 1, um qubit pode ser 0, 1, ou uma superposição de ambos.