Alfabetização – processo de aquisição da "tecnologia da escrita", isto é do conjunto de técnicas – procedimentos habilidades - necessárias para a prática de leitura e da escrita: as habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de decodificação de grafemas em fonemas, isto é, o domínio do sistema de escrita ( ...
6. Conceito atual de alfabetização enfatiza: Que a criança aprende a ler e escrever pensando. ... Ser letrado é o resultado de um conjunto de fatores que se articulam entre si: o convívio com pessoas letradas, o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita.
Segundo a professora E (11 anos de magistério), aluno alfabetizado é aquele que consegue se comunicar utilizando a escrita. Acredita ser importante o aluno saber para que serve socialmente saber ler e escrever, portanto, conhecer a função social da escrita.
Meta de alfabetização Em 2019, a taxa de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabia ler ou escrever um bilhete simples ficou em 6,6%, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua Educação 2019. Esse percentual, entretanto, deveria ter sido cumprido há quatro anos, em 2015.
Capacidade de lidar com letras; identificar palavras. Manusear e saber usar livros. Capacidade de usar termos corretos para falar a língua. Em um processo de alfabetização, por exemplo, o aluno precisa conhecer termos como letra, espaço, linha, página, palavra etc.
Já pela Pnad, é considerada alfabetizada a pessoa de cinco anos ou mais que é capaz de escrever um bilhete simples. O IBGE, que realiza a pesquisa, não especifica como deve ser esse texto. ... "Esse conceito refere-se não apenas ao saber ler e escrever, mas principalmente ao saber usar a leitura e a escrita.
O processo de alfabetização e letramento considera a formação de uma criança tanto no que se refere à decodificação da língua quanto ao uso dessa habilidade para as demandas sociais.