A pesca baseia-se na retirada de recursos pesqueiros do ambiente natural. Já a aquicultura é baseada no cultivo de organismos aquáticos geralmente em um espaço confinado e controlado.
"Os fósseis de peixes encontrados durante escavações arqueológicas parecem mostrar que o Homo habilis e o Homo erectus foram os primeiros pescadores, cerca de 500.000 anos atrás. ... Não à toa, foram dos primeiros povos estabelecidos a praticarem a pesca.
A pesca é uma atividade de extração de organismos no ambiente aquático e vem sendo praticada ao longo dos séculos. A pesca inicialmente era de caráter de subsistência, ou seja, o homem utilizava dessa atividade extrativista para simplesmente complementar sua alimentação sem caráter de venda ou escambo.
Pesca predatória ou sobrepesca, em ciências pesqueiras, pode ser entendida como uma atividade pesqueira executada de forma desenfreada, ou seja, é a pesca excessiva e insustentável praticada pela ação humana.
A pesca pode ter duas finalidades: subsistência ou comercialização; além de ser executada das seguintes maneiras: artesanal ou comercial. Pesca artesanal: o resultado dessa atividade extrativa, ou seja, o peixe, é consumido pela família do pescador, o excedente é comercializado no mercado local.
PESCA DE ARREMESSO (BAITCASTING)
As primeiras referências de uma vara de pesca mais longa e articulada são dos tempos romanos, cerca do século 4 D.C. O material também era feito de madeira e isso perdurou até o século 19. Com o desenvolvimento humano, o primeiro grande passo na História da Pescaria foi em meados do século XVII.
Os anzóis foram feitos de concha. Um deles tem aproximadamente 11 mil anos, segundo as análises. O outro, entre 16 mil e 23 mil anos.
Pesca industrial ganha força no Brasil. O pescado é um dos alimentos mais exportados mundialmente, com desempenho econômico superior as demais culturas, com receita de US$ 136 bilhões em 2013 (dados mais recentes divulgados pela FAO em 2014).
Pesca industrial – captura de pescado com embarcações de médio ou grande porte e geralmente dispõe de equipamentos de alta tecnificação; Pesca esportiva ou amadora – tem como objetivo o lazer, turismo e desporto e não visa a produção nem o comércio de pescado.