1 Arte de compor e arranjar os movimentos e as figuras de danças e bailados, geralmente para acompanhar determinada peça de música ou para desenvolver um tema ou uma pantomima.
Significado de Coreografia substantivo feminino [Antigo] Notação dos passos e das figuras da dança. Arte de compor bailados e de os transcrever. O mesmo que coregrafia.
A coreografia é a arte da composição estética dos movimentos corporais, cuja origem se dá quando surge a necessidade de apresentar uma idéia ou sentimento a um público, através de movimentos corporais expressivos, passando de ritualísticos para cênicos ou espetaculares.
As três dimensões do espaço, o tempo, os limites do corpo humano, a música, o movimento e os efeitos plásticos são alguns dos aspectos que têm de ser considerados na arte da coreografia. ... Esse significado foi atribuído à expressão "notação coreográfica", a partir do século XIX.
Resposta:As três dimensões do espaço, o tempo, os limites do corpo humano, a música, o movimento e os efeitos plásticos são alguns dos aspectos que têm de ser considerados na arte da coreografia.
O coreógrafo é o profissional inventivo que cria movimentos de dança para balé clássico – campo no qual os deslocamentos dos bailarinos são mais paradigmáticos -, balé moderno – caracterizado por movimentações mais fluidas – e dança contemporânea - a qual está praticamente liberta de evoluções rítmicas.
O balé clássico surgiu nas cortes italianas, no início do século 16, embora não se saiba ao certo de onde veio a inspiração para os seus primeiros passos e coreografias. Foi o termo italiano balletto ("dancinha", "bailinho") que deu origem à palavra francesa ballet.
_. Existem varios tipos de coreografia quando vc esta em grupo pode variar bastante o tipo de dança pode ser sincronizado ou solto com varios tipos de movimentos aleatorios. O nivel dos dançarinos e a experiência muita coreografias utilizam o movimento do cotidiano por exemplo comprimentar alguem abracar etc.....
Os 4 elementos básicos são: – Jogos de dança: exploração de movimentos livres que propõem equilíbrio, saltos, rolamentos, deslocamento no espaço, deslizamentos, percepção do corpo, percepção espacial e musical.
Todos os elementos que compõem a cena fazem parte da coreografia, tais como figurinos e objetos de cena ou iluminação cênica (quando necessário), entre outros. O responsável pela concepção e organização de tudo isso é o coreógrafo, que determina quando, onde, como e quem dança.