substantivo feminino Arrependimento; sentimento de remorso, de culpa pelos pecados cometidos ou por ofensas contra Deus. [Cristianismo] A prece ou oração que se realiza para demonstrar esse arrependimento: ato de contrição.
adjetivo Que sente remorso ou arrependimento pelos pecados ou por ofensas a Deus; que expressa contrição; arrependido. [Por Extensão] Que se sente mal por ter ofendido algo ou alguém; pesaroso. Etimologia (origem da palavra contrito).
Eu, ruim e indigna criatura, me lanço a vossos pés, Deus meu, e, com o coração contrito e aflito, reconheço e confesso diante de Vós, Redentor de minha alma, que, desde o instante em que nasci até agora, tenho cometido inumeráveis negligências e pecados. agradecimento. Amém.
Lava-me completamente da minha iniquidade, no sangue do Teu Filho Jesus, e restitui-me a alegria da Tua salvação. Cria em mim, ó Senhor meu Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável. Permita-me ficar na Tua presença, pois do contrário eu não suportarei mais a vida.
Um coração quebrantado é um coração que não está endurecido, que foi transformado por Deus. A palavra quebrantado foi incluída em várias músicas, quase todas elas do contexto evangélico.
Senhor, eu detesto todos os meus pecados, porque eles me tornam indigno de receber-Vos no meu coração e me proponho, com a Vossa graça, nunca mais cometer, evitar as ocasiões de pecado e fazer penitência.
Preparemo-nos, pois, para celebrar dignamente estes santos mistérios, reconhecendo que somos pecadores.'' (Guardam-se alguns momentos de silêncio.) (Seguidamente, o Santo Padre introduz a confissão com estas palavras ou outras semelhantes): Confessemos os nossos pecados.''
Quebrantado significa enfraquecido, abatido, sem forças. É o particípio passado do verbo "quebrantar" cuja origem etimológica é do latim "crepare" que significa "quebrar", "estalar", "rachar".