O Sol é composto principalmente pelos elementos hidrogênio e hélio, mas também possui outros elementos como o ferro, níquel, oxigênio, silício, etc. Sua energia é criada na zona profunda do núcleo, com temperatura e pressão altíssimas e lá ocorrem as reações nucleares.
O Sol pode ser grosseiramente dividido em seis camadas (Figura 3.1). Do centro para fora, temos o núcleo, a zona radiativa, a zona convectiva, a fotosfera (visível) a cromosfera e a coroa. ... A fotosfera é a superfície visível do Sol. É fria, só cerca de 5800 K.
Um bruta calor, que no centro do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius! Essa fornalha é alimentada pelas chamadas reações nucleares, que transformam hidrogênio em hélio. Aliás, o hidrogênio é, de longe, o principal componente do Sol, respondendo por 92,1% de sua massa. Em seguida vem o hélio, com 7,8% da massa solar.
A superfície do Sol, chamada fotosfera está a uma temperatura 5,800 °C apresentando manchas solares, que são regiões "frias" com temperaturas de até 3,800°C que parecem escuras devido apenas ao contraste com a superfície em si. ... A temperatura nessa região pode atingir valores superiores a 1,000,000°C.
Fotosfera Fotosfera, a camada mais interna do sol. A fotosfera é a superfície visível do Sol, ou seja, é responsável por quase toda a luz visível que o Sol emite para o espaço. Em seu lado mais interno, ele faz fronteira com a zona convectiva do Sol, e em seu lado mais externo, com a cromosfera.
O Sol emite energia em forma de radiação eletromagnética, da qual uma parte é interceptada pelo sistema Terra-atmosfera e convertida em outras formas de energia como, por exemplo, calor e energia cinética da circulação atmosférica.
5.778 K Sol/Temperatura na superfície
Nossa estrela tem uma temperatura de aproximadamente 15 milhões de graus Celsius.