Racionalidade Burocrática. A racionalidade é um conceito muito ligado à burocracia e implica na adequação dos meios aos fins. No contexto burocrático, isto significa eficiência.
burocracia. A Teoria da Burocracia desenvolveu-se em função de: ... A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
4) Quais as funções da burocracia? Explique-as. Especialização: objetiva o crescimento da produtividade. ... Previsibilidade: que objetiva estabelecer o efeito da estabilização da experiência válida: as regras, regulamentos, estrutura, aspectos profissionais e outros elementos da burocracia capacitam a previsibilidade.
A teoria da burocracia tem como base o pensamento racional, para almejar a excelência. Atualmente as pessoas associam burocracia a processos demorados e com bastante papel (papelada). ... A teoria da burocracia Max Weber é a forma detalhada de explicar como as atividades serão realizadas.
Weber concebeu a Teoria da Burocracia para tornar a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos e discriminações; padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e o alcance dos objetivos.
A crítica de MERTON parte da exigência do CONTROLE rigoroso para que um sistema burocrático apresente um resultado perfeito. Então, a BUROCRACIA exerce uma forte pressão sobre o funcionário: no comportamento disciplinado e metódico. A pressão vem pela exigência de um alto grau de confiança na conduta dos profissionais.
Adotada na administração, a teoria da burocracia prevê a necessidade de um modelo organizacional racional, onde é possível alcançar os objetivos, reconhecendo o que cada um deve fazer para que o resultado seja alcançado com organização e rapidez. ... O objetivo é proporcionar comprovação, impossibilitando equívocos.
Vantagens da Burocracia Rapidez nas decisões, pois, cada um conhece o que deve ser feito, por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos; Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita.