A radiação solar é composta pelo infravermelho, espectro visível e ultravioleta. Esta última faixa é constituída de 3 faixas de comprimento de onda: UVC, UVB e UVA, sendo que a faixa de radiação ultravioleta que se propaga no ar tem comprimento de onda entre 2nm.
A Irradiância Solar Total é definida como a potência total da energia proveniente do Sol por unidade de área a 1 UA (distância entre o Sol e a Terra conhecida como Unidade Astronômica). As medidas podem ser realizadas em função do comprimento de onda [W m-2 nm-1] e integradas para determinar a TSI.
Para medir a radiação, ele se baseia na diferença entre a temperatura de uma superfície branca e a temperatura de uma superfície preta. Essa diferença de temperatura entre as superfícies permite que o equipamento faça a medição da incidência solar por meio do potencial gerado num componente chamado termopilha.
A radiação ultravioleta, também conhecida pela sigla UV, pode ser subdividida em três tipos de raios, UVC, UVB e UVA, de acordo com o seu comprimento de onda.
A atmosfera funciona como um filtro para a radiação solar, que deixa passar certos comprimentos de onda e reflete ou retém outros. Na parte alta da atmosfera está localizada a camada de ozônio, que absorve uma pequena porcentagem da radiação total, correspondente à radiação ultravioleta, nociva aos seres vivos.
A atmosfera recebe calor da radiação solar de onda curta, da radiação terrestre de onda longa e ainda da convecção, pela qual as correntes verticais de ar ascendentes libertam energia calorífica (quer sensível, quer latente) da superfície da Terra.
Como radiação solar chega à superfície da Terra Uma parte da radiação é refletida para o espaço pelas camadas mais altas da atmosfera. Outra parte é absorvida pelos gases responsáveis pelo efeito estufa: vapor d agua, gás carbônico, metano etc. Ao solo, chega somente 47% da radiação que penetrou na alta atmosfera.
Irradiância representa o fluxo de energia radiante INSTANTÊNEO que incide sobre uma superfície, real ou imaginária, por unidade de área. ... Já a Irradiação é a QUANTIDADE de energia radiante que incide em uma superfície durante um certo intervalo de tempo, por unidade de área desta.
A diferença entre radiação e irradiação é bem simples: radiação é transmissão de energia através do espaço, já irradiação é exposição à radiação.