O HIV possui uma janela imunológica que, na maioria das vezes, dura 30 dias, o que quer dizer que, neste período, mesmo que a pessoa tenha sido infectada, existe a possibilidade de o resultado do seu teste dar um "falso negativo".
Em todos os casos, a infecção pelo HIV pode ser detectada em, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no material coletado. Esse período é chamado de janela imunológica.
É importante saber que a infecção pelo HIV, muitas vezes, pode não apresentar sintomas. Muitas pessoas que estão infectadas com o HIV não têm nenhum sintoma durante 10 anos ou mais. Algumas pessoas que foram infectadas com o HIV relataram ter sintomas semelhantes aos da gripe de 2 a 4 semanas após a exposição.
Um teste não reagente (negativo) significa que o seu corpo não possui anticorpos contra o HIV no momento da testagem. Na ausência de comportamento de risco ou de exposição acidental no período de janela imunológica, não há necessidade de realização de um novo teste.
Evitar alimentos gordurosos, muito condimentados e açucarados, como refrigerantes e sucos industrializados. Beber muitos líquidos, como água, água de coco ou soro caseiro, se tiver vômito ou diarreia. Comer alimentos com poucas fibras como banana, maçã sem casca, torradas, pão, arroz, macarrão e biscoitos secos.