O pampa é um bioma que está localizado no estado do Rio Grande do Sul (no Brasil), no Uruguai e em algumas províncias da Argentina (como Buenos Aires, Santa Fé, etc.) ... A palavra pampa é um termo de origem indígena (dos povos quíchuas) que significa "região plana".
Nos Pampas, a agropecuária tem bastante força, o que vem provocando problemas ambientais, como a erosão do solo. Cerca de 50% deste, é ocupado por áreas rurais: valor relativamente pequeno, se comparado aos outros biomas.
Alguns dos animais que habitam os pampas são: tiê-sangue, anum-preto, jacu, saíra, macuco, corruíra-do-campo, papa-mosca-do-campo, jararaca-do-banhado, caboclinho-de-barriga-verde, quero-quero, joão-de-barro, sabiá-do-campo, jacutinga, pica-pau do campo, beija-flor-de-barba-azul, cobra-cipó, perdigão, onça-pintada, ...
O termo Pampa originou-se do vocábulo indígena quéchua pampa, que significa "planície" , paisagem que lhe é mais comum, embora não única: lá se encontram de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas.
Os Campos da Região Sul do Brasil são denominados como "pampa", termo de origem indígena para "região plana". Outros tipos conhecidos como campos do alto da serra são encontrados em áreas de transição com o domínio de araucárias. Em outras áreas encontram-se, ainda, campos de fisionomia semelhantes à savana.
O Pantanal é um bioma brasileiro localizado no Centro-Oeste do Brasil, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Rico em biodiversidade, apresenta diversas espécies de fauna e flora. Possui um clima tropical, com duas estações do ano bem definidas.
Possui grande biodiversidade. As principais características do bioma Pantanal são: - O Pantanal é uma planície aluvial formada pela drenagem da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. As planícies aluviais são áreas planas formadas pela deposição de sedimentos trazidos pelos rios.
Uma das principais causas do risco ambiental sofrido pelo pampa é a invasão da monocultura do eucalipto e a instalação de barragens visando à ampliação das áreas de arroz irrigado. O pampa é o único bioma do país que fica apenas em um estado.
- Pesca predatória e caça ao jacaré – redução das reservas pesqueiras e possibilidade de extinção de algumas espécies de animais. - Garimpo de ouro e pedras preciosas – Processo de erosão, contaminação dos rios. - Turismo e migração desordenada e predatória – Fogos na região, causando a morte das aves.