Passar manteiga em venta de cachorro. Gíria do futebol. Preparar a bola para dar um chute. Dominar e ajeitar a bola para a melhor posição com o intuito de fazer o gol.
Para isso, separe o pedaço de manteiga que vai usar, o cubra com plástico filme e bata o rolo de massa nele com força, para esmagar o ingrediente mesmo. Quando ele já estiver bem baixinho passe o rolo para a manteiga ficar bem esticada. Aí é só tirar o plástico filme e usar a manteiga molinha onde quiser.
Chegando aqui a nata descongela na geladeira e, no dia seguinte, vira manteiga. ... O processo é bem simples: em uma tigela funda, coloque a nata [um quilo de nata rende mais ou menos meio quilo de manteiga, então não compensa fazer se você tiver pouca nata] e vá batendo com o fouet.
Abaixo de 15ºC ela se apresenta em estado sólido, por isso para garantir sua firmeza deve ser mantida sempre refrigerada. De 15ºC a 32ºC ela está no chamado ponto de pomada, que se caracteriza por uma manteiga ainda consistente mas flexível tal qual uma pomada.
A manteiga pode ser servida de forma pastosa, mas também pode ser embrulhada em plástico filme, pressionando para ficar em formato cilíndrico e guardada na geladeira. Na hora de servir é só cortar em fatias.
Quando isso acontecer, aperte muito bem a manteiga com as costas da colher, para que saia toda a água [você pode fazer isso sobre uma peneira]. Eu tempero a manteiga fresca com uma pitada de sal para ajudar na conservação, mas não é regra.
A coloração natural da manteiga pode variar de amarelo médio ao amarelo pálido, quase branco. Esta coloração natural depende principalemente da raça e da alimentação dos animais. Algumas marcas utilizam corantes, como o urucum e o caroteno.