Uma delas é de que o nome tem origem na palavra bororo Ikuiapá que significa "lugar da Ikuia" (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar), o nome designa uma localidade onde os índios bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da Prainha (que corta a área central de ...
Os primeiros indícios dos bandeirantes paulistas na região onde hoje fica a cidade datam de 16, quando da passagem de Manoel de Campos Bicudo. Ele fundou o primeiro povoado da região, onde o rio Coxipó deságua no Cuiabá, batizado de São Gonçalo Beira-Rio.
1. Coxipó gua no rio Cuiabá, na localidade de São Gonçalo Beira Rio. ralmente: ¨ o rio do peixe¨.
O primeiro povoamento recebeu o nome de Arraial de Nossa Senhora da Penha de França, popularmente conhecido como Arraial da Forquilha. A região mudou de nome para Arraial do Senhor Bom Jesus de Cuiabá até ser elevada à categoria de cidade, em 17 de setembro de 1818.
A atual capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, surgiu às margens do rio Coxipó em 8 de abril de 1719. Era, então, um pequeno povoado cuja ata de fundação foi assinada por Pascoal Moreira Cabral. ... A povoação se expandia e viria a se tornar a Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Cuiabá – Do Tupi guarani cuiabá-gente forte. Indígenas da região de Cuiabá. Capital do MT.
Na busca de índios e ouro, Pascoal Moreira Cabral e seus bandeirantes paulistas fundaram Cuiabá a 8 de abril de 1719, num primeiro arraial, São Gonçalo Velho, situado nas margens do rio Coxipó em sua confluência com o rio Cuiabá.
Ele serve como o Centro Geográfico da América do Sul e forma a área metropolitana do estado, junto com a cidade vizinha de Várzea Grande. A cidade foi fundada em 1719, durante a corrida do ouro, tem sido a capital do estado desde 1818. A cidade é um centro comercial para uma extensa área pecuária e agrícola.
Cuiabá é a cidade capital do estado do Mato Grosso. É conhecida, principalmente pelos cidadãos locais, como Cidade Verde, devido as suas várias áreas arborizadas. Já foi uma importante cidade de exploração de ouro, agora é um centro industrial de seu estado.
A pesquisadora Cristina Campos diz ainda que outros traços marcam o jeito cuiabano de falar está na "indistinção de gêneros" e na troca do "l" pelo "r". "É característico de cuiabano falar 'vô lá no mamãe, vô no mamãe. Não tem a distinção de gêneros como é feito na língua formal.