1) Deixe-o bem gelado Não bata o creme em temperatura ambiente, porque dessa forma, ele não vai montar e não vai chegar ao ponto certo (que é nem tão mole, nem tão duro). O Chantilly precisa estar bem gelado antes de ser batido, o que minimiza as chances de ele derreter.
Veja na foto abaixo: O chantilly do lado esquerdo é o que está poroso sem nenhuma mistura de hidratação. E o do lado direito já é o chantilly com aspecto de cremoso que foi hidratado com leite condensado. Para hidratar o seu chantilly não recomendamos fazer a hidratação de toda a sua receita.
O chantilly é a cobertura tradicional, mais porosa, que vem acondicionado em caixinha, encontrada em supermercados e lojas específicas de confeitaria. Já o chantininho é uma mistura caseira. É o chantilly acrescido de leite em pó, uma cobertura lisa, ótima para trabalhos perfeitos com bicos de confeitar.
Misture 2 colheres de chá de leite em pó para cada xícara (240 ml) de creme de leite. O leite em pó dá mais consistência ao chantili sem afetar o sabor.
Se o creme de leite fresco talhar quando batido para formar cremes como o chantili, basta salvá-lo com… mais creme de leite fresco! Coloque 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco em outro recipiente e, com o auxílio de um fouet, vá batendo à mão até obter uma mistura com textura de chantili.
Principalmente depois de adicionar corante, o chantininho tende a ficar poroso. Uma massa dura e cheia de buraquinhos.
O creme de leite fresco aquele que na maioria das vezes vem numa garrafinha, é o mais indicado para fazer o chantilly.
Quanto tempo um bolo aguenta ficar fora da geladeira com essa cobertura de chantininho??? No verão? Até 3 horas.
Glacê é mais firme e ótimo para decorar bolos e cupcakes Muito usado por confeiteiros para enfeitar e dar mais formato aos bolos, o glacê é um ingrediente mais firme que o chantilly e não leva creme de leite em seu preparo. ... Também há a opção de preparar o glacê real, versão mais suave do ingrediente.