João 6: 57. A Santa Ceia é um meio de graça. ... O objetivo final da Ceia não é expressar a dor e sofrimento que trouxe a morte, mas sim o romper com todas as estruturas da opressão que roubou a paz e desumanizou as pessoas. É a celebração da vitória, da graça do amor em Cristo Jesus.
A Ceia do Senhor é um ato espiritual partilhado por aqueles que estão em comunhão com Cristo. Jesus não ofereceu o pão e o cálice a todos os que o acompanhavam ou o ouviam. Ele ofereceu aos seus discípulos. Será diferente de oferecermos um jantar na Igreja onde todos poderão participar.
A Última Ceia foi relatada pelos quatro evangelhos canônicos em Mateus 26:17-30, Marcos 14:12-26, Lucas 22:7-39 e João 13:1 até João 17:26. Além disso, ela aparece também em I Coríntios 11:23-26.
1 Coríntios 11:26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
Última refeição do dia, geralmente ligeira e feita depois do jantar ou antes de deitar.
"Pai, é chegada a hora: glorifica o teu Filho, para que teu Filho te glorifique. Do mesmo modo que lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos os que lhe confiaste! E a vida eterna é esta: conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
No mundo religioso a ceia é celebrada uma vez por ano, a cada 6 meses, a cada mês ou a cada 15 dias. Não existe um critério. Na igreja de Deus a ceia é celebrada todos os domingos, o critério é o Novo Testamento.
Pão e vinho: representa a vida eterna de Jesus. (em sua última ceia, Jesus ofereceu pão e vinho aos discípulos enfatizando que o pão era o seu corpo e o vinho era o seu sangue).