As baleias estão em processo de extinção não só pela caça, mas também pelas colisões corriqueiras com navios de grande porte nos oceanos, encalhes e efeito estufa, que ocasionam desequilíbrios em seus habitats. O local com o maior número de baleias azuis na natureza é a costa da Califórnia.
Fêmea: 26 mpopulação do hemisfério sul, Adulto Macho: 24 mpopulação do Hemisfério Norte, Adulto Baleia-azul/Comprimento
As baleias sofreram grande diminuição de sua população devido à sua caça comercial. Essa perda ocorreu principalmente no século XX, onde houve modernização dos equipamentos, possibilitando a captura de mais animais.
Curiosidades sobre a baleia-azul A maior baleia-azul já registrada apresentou 33,6 metros de comprimento e era uma fêmea. Esses animais são difíceis de estudar devido ao fato de que não existem em abundância e frequentemente são encontrados em águas profundas.
Cientistas reconhecem as baleias-francas-do-atlântico-norte com base no conjunto único de marcas ou calosidades que pontuam suas cabeças. Restam menos de 400 baleias-francas-do-atlântico-norte no oceano, o que faz delas uma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta.
baleia jubarte A extinção da baleia jubarte, um dos maiores mamíferos marinhos do litoral brasileiro, devido à caça predatória do século XX. O litoral brasileiro é um dos mais extensos de todo o mundo e apresenta várias características que permitem uma grande diversidade de animais e plantas.
baleia azul Um exemplar adulto de uma baleia azul pode chegar a 33 metros de comprimento e pesar 190 toneladas, tornando ela o maior animal que já viveu na Terra.
A baleia-azul (nome científico: Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho pertencente à subordem dos misticetos (Mysticeti) dos cetáceos. Com até 30 metros de comprimento e mais de 180 t de peso, são os maiores animais que já existiram.
Restam menos de 400 baleias-francas-do-atlântico-norte no oceano, o que faz delas uma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta. Um século de caça comercial colocou as baleias em declínio acentuado no século 20, e as populações continuam caindo.
Entre as medidas propostas está a redução da quantidade de equipamentos de pesca. Aproximadamente um milhão de linhas de pesca estão distribuídas pelas rotas de migração de baleias-francas e nas áreas de alimentação nos dois países", conta a diretora de campanhas da Oceana nos Estados Unidos, Whitney Webber.