fibrocartilagem de ligação (ex. discos intervertebrais) - presente nas articulações de movimento limitado, funciona como uma almofada, ajudando a distribuir as forças que chegam à articulação.
Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem Essa cartilagem está sempre associada com tecido conjuntivo denso, apresenta acidofilia por conter grande quantidade de fibras colágenas tipo I, e apresenta pouca matriz extracelular.
A cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem é um tecido com características intermediárias entre o tecido conjuntivo denso e a cartilagem hialina. É encontrado nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos, na sínfise púbica, e nos meniscos.
A fibrocartilagem ocorre nos discos intervertebrais, sínfise púbica, discos articulares (articulações temporomandibular e esternoclavicular), meniscos da articulação do joelho e em certos lugares onde tendões se ligam aos ossos.
Os condroblastos são células jovens com alta capacidade de síntese dos elementos da matriz. Os condrócitos são células maduras com diminuição de sua atividade metabólica, responsáveis pela manutenção da matriz e pelo controle metabólico da cartilagem na qual se encontram.
Pelo fato da cartilagem ser um tecido avascular, a nutrição das células cartilaginosas é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente, o pericôndrio, através de difusão. Por esse motivo, o tecido cartilaginoso possui uma lenta capacidade de cicatrização e regeneração.
A fibrocartilagem triangular é um complexo de estruturas que fica situado no punho. Ela apresenta grande importância para a mobilidade completa das mãos e dos punhos principalmente no sentido da mobilidade rotacional, estabilizando as articulações e absorvendo impactos.
......... A fibrocartilagem ocorre nos discos intervertebrais, sínfise púbica, discos articulares (articulações temporomandibular e esternoclavicular), meniscos da articulação do joelho e em certos lugares onde tendões se ligam aos ossos.
Cartilagem fibrosa → Possui grande quantidade de fibras colágenas, ocupando quase que a totalidade dos espaços intercelulares, assemelhando-se ao tecido conjuntivo denso. È encontrado principalmente entre as vértebras, formando os discos intervertebrais, contribuindo com a flexibilidade e amortecimento.
De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.