A NR-10 é uma norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. Esta norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.
O principal objetivo da Norma Regulamentadora 10 é estabelecer os requisitos e as condições mínimas de segurança que devem ser implementadas no ambiente de trabalho dos profissionais que laboram em instalações elétricas e prestam serviços que os expõem a riscos envolvendo a eletricidade.
O grande objetivo do treinamento da NR10 é estabelecer os requisitos e as condições mínimas, com o intuito de implementar medidas preventivas e de controle, de modo a garantir a segurança e a integridade dos trabalhadores, que interajam com instalações elétricas e serviços de eletricidade direta, ou indiretamente.
A NR 10 se destina a todos os profissionais que executam algum tipo de serviço ligado a instalações elétricas.
Quais os principais pontos da NR 10? A norma regulamentadora, de uma maneira geral, trata de todos cuidados que devem ser tomados na hora da elaboração do projeto de instalação elétrica, construção, montagem, operação e manutenção, além de medidas coletivas e individuais e segurança.
As normas regulamentadoras (NRs) foram criadas para proteger os funcionários durante o expediente de trabalho e devem ser aplicadas por todas as empresas do Brasil. Neste contexto, é papel da medicina ocupacional orientar empregadores e empregados a fim de garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.
Em outras palavras, a NR10 tem como objetivo estabelecer requisitos mínimos, buscando garantir a segurança e a saúde de todos os trabalhadores e pessoas que direta ou indiretamente possam interagir com as instalações elétricas.
Foi em 1978 que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a NR 10.
O curso da WR Educacional é totalmente online, possui carga-horária de até 160 horas e dispõe de apostilas para estudo. Para obter a formação profissionalizante em nível técnico em NR10 é necessário fazer um outro tipo de curso, geralmente presencial, mas também com opções à distância.
Esta NR se aplica exclusivamente às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.