A escala Ramsay pontua de 1 a 6, sendo que 1 corresponde a "acordado e ansioso ou inqueto ou violento" e 6 correponde "sem resposta". Já a RASS pontua de -5 "sem resposta" a +4 "combativo, violento".
Escala de Ramsay
A Escala de Glasgow só pode ser aplicada a pacientes sem sedação, afinal os sedativos prejudicam as respostas avaliadas na ECG. Nessa situação, as duas escalas mais usadas são as Escalas de Ramsay e RASS, que avaliam o nível de sedação.
A escolha de uma escala de sedação para medir o nível de consciência pode ser feita entre a Escala de Sedação de Ramsay (RSS), a Escala de Agitação e Sedação de Richmond (RASS) e a Escala de Adaptação ao Ambiente de Terapia Intensiva (ATICE).
A escala de agitação e sedação de Richmond (ou "RASS", do inglês "Richmond Agitation-Sedation Scale") é uma escala utilizada para avaliar o grau de sedação e agitação de um paciente que necessite de cuidados críticos ou esteja sob agitação psicomotora.
Escala de Ramsay, é uma tipo de escala subjetiva utilizada para avaliar o grau de sedação em pacientes, visando evitar a sedação insuficiente (o paciente pode sentir dores) ou demasiadamente excessiva (colocando-o em risco de morte). Tem sido usado principalmente para avaliar pacientes em unidade de terapia intensiva.
Escala de Ramsay É um método de avalição do nível de sedação. O escore baseia-se em critérios clínicos para classificar o nível de sedação, seguindo a numeração de 1 a 6 para graduar a ansiedade e/ou agitação.
Consiste em um método de avaliar a agitação ou sedação de pacientes usando três passos claramente definidos que determinam uma pontuação que vai de -5 a +4. Diferentemente de outras escalas, a RASS utiliza como um dos parâmetros o tempo em que é mantido contato visual com o paciente, a fim de medir o nível de sedação.
A Escala de Coma de Jouvet (Anexo III) foi publicada em 1969 e avalia as funções corticais e do tronco cerebral por meio da perceptividade e reatividade do paciente. A escala se propõe a ser utilizada de modo descritivo, sem pontuações.
A escala de Ramsay avalia o grau de sedação em pacientes de Terapia Intensiva com escala de valores de 0 a 6.