A cobrança de pro rata temporis leva em consideração o período em que um serviço foi utilizado. Já a cobrança de pro rata die refere-se ao valor proporcional ao dia. O tipo pro rata die, normalmente, é feito em casos de cobrança de juros e de atraso de pagamentos.
Pro rata temporis O nome desse tipo de cobrança é uma expressão latina, que significa "proporcional ao tempo". O pro rata temporis faz o cálculo de acordo com o período e é usado em diversas situações, como no pagamento do salário proporcional aos dias de trabalho.
Pro rata temporis (temporis e não "tempore") significa «proporcionalmente ao tempo». E há, ainda, a expressão pro rata, que quer dizer «em proporção de», «proporcionalmente», «divisão proporcional».
Portanto, o valor pro rata por 10 dias de uso será de R$40. Outra forma de calcular é fracionar proporcionalmente: 10 dias são 1 terço de 30 dias. Logo, o valor a ser pago deverá ser também 1 terço da mensalidade de 120 reais, chegando igualmente no valor pro rata de 40 reais.
Na primeira fatura dos serviços é feita a cobrança da mensalidade proporcional ao período utilizado, também conhecida como pro rata. Isso significa que você paga exatamente pelos dias que utilizou os serviços. Assim, o valor cobrado nessa fatura pode ser diferente da mensalidade que você contratou.
O juros pró-rata é o juros diário sobre um valor. Será obtido a partir da sua divisão, simples ou exponencial, pelo número de dias envolvidos no período de tempo referido.
Para calcular os juros compostos no Excel é necessário utilizar a fórmula F = P*(1+J)N , onde F equivale ao valor final, obtido após um período X; P é o capital principal, J é a taxa de juros e N o número de períodos em que os juros serão aplicados.
Significado de Pro Rata Este termo é utilizado em várias áreas da economia e das finanças, quando uma parte inteira é calculada em iguais frações, como os dividendos, em taxas de juros, seguros, entre outros.
É uma divisão realizada de acordo com uma proporção determinada. Trata-se de valor proporcionalmente estabelecido ou conforme a própria palavra indica, rateado.
O cálculo pro rata é muito utilizado no meio trabalhista, contábil, financeiro e de consumo. ... O termo é utilizado para descrever a divisão proporcional de valores – que vão desde saldos de cobrança de consumo até percentuais de juros – por um determinado período de tempo ou entre um certo número de pessoas.