De acordo com a praga alvo que controlam Inseticidas: são produtos à base de substâncias químicas ou agentes biológicos que controlam insetos (lagartas, percevejos, pulgões etc). Acaricidas: defensivos que controlam ácaros.
Questão 36 (Peso 3) São produtos de baixa toxicidade que, quando ingeridos em grande quantidade, exigem tratamento: A) loção após barba, xampu e caneta esferográfica. B) creme para barba, edulcorante, colônia e spray para cabelo. C) xampu, lápis de cor, loção após barba e detergentes aniônicos.
Dérmica/Cutânea: a pele é a via mais frequentemente exposta às substâncias químicas. Muitas substâncias podem ser absorvidas pela pele íntegra, não havendo necessidade de solução de continuidade; os efeitos podem ser locais ou pode haver absorção significativa e comprometimento sistêmico.
Agrotóxico é veneno. Ele é sintetizado para matar pragas e pode matar seres humanos, além de contaminar o meio ambiente e provocar a morte de animais silvestres e domésticos. O primeiro aspecto a considerar é que as questões de saúde e ambiente têm de ser privilegiadas nessa discussão.
Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados no controle de seres vivos considerados nocivos ao homem, sua criação e suas plantações. São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários.
Chamados também de agrotóxicos ou produtos fitossanitários, os defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos destinados à proteção de culturas agrícolas. Como o próprio nome diz, eles têm a função de "defender" as lavouras ao ataque seres vivos considerados prejudiciais no ciclo de uma cultura.
Estes fatores podem ser predisponentes, como idade, sexo, existência prévia de agravos à saúde, que podem criar condições favoráveis ao agente; alimentação inadequada, sob o aspecto quantitativo ou qualitativo, e condições habitacionais, que podem facilitar a ocorrência da intoxicação; desencadeantes, como a exposição ...