Na astronomia, um asterismo é um padrão reconhecível de estrelas no céu noturno da Terra. Ele pode fazer parte de uma constelação oficial ou ser composto por estrelas de mais de uma constelação.
Significado de Asterismo [Figurado] Fenômeno luminoso que se observa em algumas pedras cristalinas que, se expostas a uma luz viva, apresentam a imagem de uma estrela.
Constelações – Céu Uma constelação é um grupo de estrelas que fazem uma forma imaginária no céu à noite. Eles são geralmente nomes de personagens mitológicos, pessoas, animais e objetos.
Ao contrário do que muitos imaginam, uma constelação não é a sua concepção artística. Nem tão pouco a união de linhas entre as estrelas. De acordo com a União Astronômica Internacional, constelações são áreas demarcadas por linhas no céu.
As constelações são regiões da abóbada celeste onde as estrelas são ligadas por linhas imaginárias que formam figuras. A constelação da Ursa Maior é uma das mais famosas e distinguíveis constelações.
O Cruzeiro do Sul integrava a constelação do Centauro, porém, foi separada em razão de suas características próprias, como a disposição e brilho intenso de suas cinco estrelas, que são: ... Pálida – recebe esse nome pelo fato de ser a estrela menos brilhante da cruz, compõe um dos lados do braço menor da cruz.
Para cada estação do ano temos uma constelação símbolo. Órion: simboliza o verão para o hemisfério sul e o inverno para o hemisfério norte; Leão: outono para o sul e primavera para o norte; Escorpião: inverno para o sul e verão para o norte; Pégaso: primavera para o sul e outono para o norte.