Mudanças que se efetuam no citoplasma fora do núcleo durante a divisão celular.
A partição em duas cópias é chamada de citocinese e ocorre, na célula animal, de fora para dentro, isto é, como se a célula fosse estrangulada e partida em duas (citocinese centrípeta). Há uma distribuição de organelas pelas duas células-irmãs.
Citocinese, a divisão do citoplasma para formar duas células novas, sobrepõe-se aos estágios finais da mitose. Ela pode começar tanto na anáfase quanto na telófase, dependendo da célula, e termina logo depois da telófase.
Tanto nas células animais quanto nas células dos protozoários o processo da citocinese se dá pelo estrangulamento celular, sempre na região equatorial pela ação de um anel de filamentos contráteis constituídos por moléculas de miosina e actina.
Começa a citocinese. Em células vegetais, a divisão se dá de dentro para fora – citocinese centrípeta. Nas células vegetais, a citocinese é centrífuga, de fora para dentro: há a formação de uma lamela, que cresce do centro para a periferia e separa as duas células.
O que é Intercinese: Diz-se do intervalo de tempo que separa as diferentes etapas da meiose.
A citocinese centrípeta é compreendida como um processo físico, que parte da periferia da célula para o centro, de forma que a divisão citoplasmática se dê por um estrangulamento da região equatorial para a central, evidente nas células animais.
Nas células animais, verifica-se uma citocinese centrípeta, uma vez que a membrana plasmática invagina-se, determinando uma divisão da célula de "fora para dentro", por estrangulamento.
Nas células vegetais, que se caracterizam por apresentar uma parede celular rígida, a citocinese não ocorre por estrangulamento. ... Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula, que cresce da parte central para a periferia.