A díploe é formada por osso esponjoso e tem como função dissipar as forças de possíveis impactos na cabeça (TEIXEIRA et al., 2001; MOORE, et al., 2019).
A doença óssea de Paget, também conhecida como osteíte deformante, é um distúrbio comum caracterizado por áreas focais de atividade de remodelação óssea, levando à desorganização da estrutura óssea, afetando um ou mais ossos ao longo de todo o esqueleto.
Os osteoclastos excessivamente ativos costumam ser grandes e contêm muitos núcleos. O reparo osteoblástico também é hiperativo, produzindo tecido grosseiro, lamelado espesso e trabeculado. Essa anomalia estrutural enfraquece o osso, apesar do alargamento ósseo e das áreas de esclerose óssea.
Significado de Díploe substantivo feminino [Anatomia] Camada de tecido ósseo esponjoso situado entre as duas lâminas de tecido compacto nos ossos chatos, mormente entre as tábuas do crânio.
Nos ossos da calvária (abóbada ou calota craniana), a substância esponjosa é chamada de díploe. ... A camada profunda é chamada osteogênica pelo fato de suas células transformarem-se em células ósseas, que serão incorporadas à superfície do osso, promovendo assim o seu espessamento. Os ossos são altamente vascularizados.
A osteíte condensante caracteriza-se por uma densidade óssea aumentada, difusa ou bem definida, cuja esclerose é confinada aos limites do osso. A etiologia pode ser uma infecção. Clinicamente é assintomática, com predileção pelo sexo feminino. Frequentemente é comum em dentes portadores de trauma.
A doença de Paget do osso é um transtorno crônico do esqueleto, no qual áreas ósseas sofrem um turnover anormal, resultando em áreas de osso expandido e amolecido. A composição e a formação do osso aumentam, resultando em ossos mais espessos, porém mais fracos do que o normal.
O diagnóstico da doença de Paget do osso pode ser confirmado por radiografias mostrando as alterações características da doença de Paget e através de um exame laboratorial para determinar os níveis sanguíneos de fosfatase alcalina (uma enzima envolvida na formação óssea), cálcio e fosfato.
Sinais e sintomas da doença de Paget A doença de Paget frequentemente causa irritação local, descamação, prurido e vermelhidão. A mulher pode manifestar queimação ou coceira. Às vezes, pode ocorrer a inversão do mamilo.