Confira quais são os 10 maiores portos brasileiros e suas...
O setor portuário atualmente Marítimos/oceânicos: São aqueles que estão em contato direto com o mar; Lacustres: São os que estão em contato com lagos e com o mar através de canais de navegação; Hidroviários: Por fim, os porto hidroviários estão localizados em rios.
Os dez terminais e portos de maior movimentação dessas cargas foram: Terminal Marítimo da Ponta da Madeira – MA, Terminal de Tubarão – ES, Porto de Santos – SP, Porto de Itaguaí – RJ, Terminal Aquaviário de São Sebastião – SP, Terminal da Ilha Guaíba – RJ, Porto de Paranaguá – PR, Terminal de Angra dos Reis – RJ, Porto ...
Os portos passam, assim, a serem consideradas instituições extremamente importantes para o desenvolvimento econômico nacional. Com isso durante o período monárquico e as primeiras décadas da República, nossos governantes reconheciam a importância dos portos na expansão da economia do País.
O Brasil possui um total de 175 instalações portuárias de carga, incluindo portos e terminais marítimos e instalações aquaviárias. Temos portos ao longo da nossa costa e no interior do país utilizando nossas extensas bacias hidrográficas. Pode não parecer, mas existem 76 terminais no interior, fora da costa litorânea.
Coordenadas: 2º33'38S 44°21'44"WPorto do ItaquiPaísBrasilLocalizaçãoSão Luís, MaranhãoCoordenadas2° 33′ 38″ S, 44° 21′ 44″ ODetalhes
Podem ser subdivididos em Portos Naturais, Portos de Mar Aberto e Portos Abrigados; Porto Fluviais: Tem características semelhantes aos portos marítimos, entretanto o porto fluvial se localiza às margens de rios. Também são chamados de portos hidroviários.
Porto de Santos Porto de Santos É um dos principais portos brasileiros, o Porto de Santos, é um porto estatal localizado no estuário de Santos na costa do Estado de São Paulo. Além de ser o maior do país em movimentação por tonelagem de cargas é o maior em movimentação de contêineres.
Os 10 maiores portos do Brasil: Santos está no topo da lista
O Brasil possui um total de 175 instalações portuárias de carga, incluindo portos e terminais marítimos e instalações aquaviárias.