Como defumar a casa O ritual mais tradicional da defumação utiliza um incensório, que pode ser adquirido em lojas especializadas em produtos místicos e religiosos. Dentro são colocadas brasas e sobre elas são jogadas as ervas para queimar diretamente, liberando uma energia mais "pura".
A defumação de descarrego serve para tirar energias negativas de vários tipos. Certas cargas pesadas se agregam ao nosso corpo astral durante nossa vivência cotidiana, ou seja, pensamentos e ambientes de vibração pesada, rancores, invejas, preocupações, etc.
Fazendo a defumação Ao identificar qual erva usar, você deve jogá-la dentro do seu turíbulo com carvão em brasa. Enquanto ela queima, vá defumando toda a sua casa. Se o objetivo da sua defumação for limpeza de aura, ambiente ou espiritual, faça a defumação de dentro para fora da sua casa.
MODO DE USAR: Coloque um pouco do defumador em pó em um recipiente resistente ao calor e acenda com um fósforo, quando perceber que já está acesso deixe-o queimar por si só. IMPORTANTE: Acender em lugar seguro e sem vento, longe de produtos inflamáveis.
Como defumar a casa – defumação de descarrego Primeiro, você deve usar uma vassoura para varrer a sua casa ou o local que será defumado. Em seguida, acenda uma vela para o seu anjo da guarda. Posteriormente, acenda o braseiro ou defumador e coloque nele três tipos diferentes de ervas.
Um exemplo bem prático são as sete ervas. Elas têm um super poder de combater as energias negativas, seja na residência ou trabalho. São formadas pelas seguintes plantas: arruda, guiné, alecrim, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, majericão e pimenteira.
Na Umbanda a defumação tem a mesma função, ou seja, de harmonizar o ambiente, os trabalhadores e a assistência, para que os trabalhos aconteçam de forma harmônica. Deve-se começar a defumação pelo Congá, passando pelos médiuns da corrente, assistência e depois o lado de fora do terreiro até chegar no portão.
Caso não queira ou não possa soprar as cinzas ao vento em um lugar afastado, o mais recomendável é que as coloque no lixo ou as deposite no vaso sanitário. Ao terminar a queima, pegue os restos do incensário e jogue-os fora se despedindo internamente daquilo que não lhe serve mais.
Com o uso de uma pinça, basta segurar o carvão e colocar sobre a chama de um isqueiro ou fósforo por aproximadamente 8 segundos. O carvão entrará em ignição entre 1 e 2 minutos. Seu acendimento é digno de apreciação.
Para fazer a defumação, coloque a erva em um pratinho ou em uma cumbuca de ferro ou barro. Acenda, espere a brasa apagar e assopre a fumaça pelos cômodos. Já para confeccionar bastões, os incensos naturais, é indicado enrolar as ervas escolhidas ainda frescas, amarrando-as com barbante ou outra linha de tecido natural.