Os esforços solicitantes calculados são: força cortante, momento fletor e momento de torção. As vigas tratadas são vigas prismáticas, isto é, a seção transversal da viga é constante em cada vão.
A Resistência dos Materiais, também conhecida como "Resmat" ou Mecânica dos Sólidos, estuda as estruturas e os materiais, avaliando o comportamento desses corpos quando submetidos a um esforço.
Esforços externos: são as forças ou momentos que atuam sobre um determinado elemento. Também são chamadas de ação externa ou carga. Tensão: é a resposta do material solicitado pela ação externa. Em outras palavras, o material reage à ação externa, sendo que ela se divide ao longo da seção resistente do material.
Os esforços internos que tendem a resistir às forças externas são chamados esforços solicitantes. ... A força que provoca ruptura do corpo serve para medir sua solidez, ou seja, sua resistência à ruptura.
Diagramas de esforços solicitantes de uma estrutura constituída por barras são diagramas em que se mostra graficamente como cada um dos esforços solicitantes varia ao longo das barras da estrutura.
São cargas distribuídas aplicadas a uma parcela reduzida da estrutura, podendo-se afirmar que são áreas tão pequenas em presença da dimensão da estrutura que podem ser consideradas pontualmente. Pode-se citar como exemplo a carga de uma viga servindo de apoio para outra viga (Figura 61).
Os esforços mecânicos são o principal foco da resistência dos materiais, pois todo o estudo gira em torno de como dimensionar uma peça ou elemento de máquina para que suporte os efeitos que os esforços mecânicos gerados por uma estrutura geral ou específica estarão atuando sobre a mesma.
TRAÇÃO – solicitação que tende a alongar a peça no sentido da reta de ação da força aplicada. COMPRESSÃO – solicitação que tende a encurtar a peça no sentido da reta da força aplicada. ... Com o aumento da intensidade da força, há um aumento da deformação.
Esforços externos ativos são aqueles causados em uma estrutura por fontes externas a ela. Ao segurar o celular, o peso do aparelho é o esforço externo ativo atuante no nosso braço, que é o componente estrutural.
Os esforços externos podem ser divididos em esforços de ação e esforços de reação. Na figura 10, uma pessoa sentada em uma cadeira corresponde a um esforço de ação para esta cadeira, representado pela força F.